3 minutes reading time (548 words)

Calçada Criativa: um projeto completo

Cotidianamente as calçadas das cidades são alvo de críticas, seja pelo seu mau estado ou pela falta de estrutura de acessibilidade a portadores de necessidades especiais. Um jogo de empurra entre poder público, donos de estabelecimentos e moradores, que raramente surte em resultados positivos. A vontade de transformar esse cenário em algo possível e mais prático, latejou no projeto pedagógico da escola Criativa Idade como algo a ser trabalhado imediatamente.

Assim nasceu o projeto Calçada Criativa, uma reforma no calçamento frontal da escola que envolveu os alunos em projetos de pesquisa e criação dos ladrilhos, em estudos conceituais da cidade e a razão das calçadas do ponto de vista histórico-cultural, além de promover um concurso entre arquitetos e engenheiros para eleger o projeto mais viável à reforma. 

O resultado dessa construção coletiva já está pronto, e foi oficialmente inaugurado no dia 04 de dezembro, autenticando todo o trabalho desenvolvido e inspirando novos projetos populares para reforma de espaços de uso coletivo e público. 

Alunos do 8º e 9º anos da Escola Criativa Idade são também responsáveis por um importante projeto que resultou em nova calçada e novo paisagismo. Desde agosto eles estão envolvidos com o estudo sobre a utilização das calçadas, a valorização delas na urbanização e a mobilidade nas cidades.

As disciplinas interligaram-se e a partir da matemática todas elas contribuíram para colocar em prática o aprendizado. Na matemática, os estudantes aprenderam proporção, medidas e conteúdos que foram transformados em ideias para os desenhos. Os ladrilhos foram confeccionados a partir destes estudos e foram feitos exclusivamente para a obra.

Estudantes e professores de diversas disciplinas como geografia, língua portuguesa e história também assistiram a uma palestra com o arquiteto Mauro Font, com o tema “Dialogando com as Calçadas”. O arquiteto é professor de Paisagismo na PUC e ampliou os conhecimentos dando às calçadas a valorização que deveria ser observada em nosso dia a dia.

Mauro falou sobre como as calçadas carregam marcas do lugar; suas heranças culturais, sua história e de seus moradores. "Mais do que limitar o caminho dos pedestres, a calçada tem função essencial na cidade contemporânea; a de guiar o pedestre pela identidade do local", disse o professor. 

Os estudantes ainda visitaram uma fábrica de ladrilhos para estudar o material utilizado. 

Depois da teoria, há alguns dias a obra foi iniciada, com a colocação dos ladrilhos. Depois virá o paisagismo com área gramada e lixeiras, tudo de acordo com o projeto que teve contribuição dos alunos e dos pais. Os jovens destacaram o piso tátio, com relevo e que serve para orientar as pessoas com deficiência visual e as rampas de acesso aos cadeirantes. “Acho que o nosso projeto pode influenciar outras pessoas para o cuidado e manutenção das calçadas tão importantes para todos nós”, disse Vítor Fritzke, aluno do 8º ano.

Para a estudante Liriah de Paula a beleza também deve ser valorizada. “Muitas vezes, nas cidades esquecemos de ver a beleza dos lugares e as melhorias ajudam a tornar a vida das pessoas mais agradável, beleza é fundamental”, comentou. 

A inauguração aconteceu no último dia 04, e contou com os alunos, familiares, e população que utiliza a calçada da escola como parte do seu caminho diário. O projeto arquitetônico foi assinado pela dupla de arquitetos Danielle Tardioli e Rafael Alves Moreira, do escritório DRAW - Arquitetos do Brasil.

Venha conhecer a Calçada Criativa!

















Política: uma democracia de ideias
2º Criativapé - Enduro de regularidade

Related Posts

 
2003

2003

test
2005

2005

2007

2007

2009

2009

2011

2011

10anos

10anos

Copyright © 2015 | Desenvolvido por Jobadoo Webdesign