3 minutes reading time (546 words)

Festa Junina da Criativa Idade - 2014

Anarriê! 


Pode falar que você já suspeitava mas tava esperando a confirmação. Nós, assim bem mineiros, somos tudo desconfiado, né? Mas está comprovado. Vai ter Festa da Junina da Criativa Idade! 

E pode marcar na agenda, que num tem desculpa pra faltar. Quem tiver panhando café, para um pouquinho. Quem tiver arando a terra, para também. Quem tiver cortando o queijo, espera um cadiquinho. Quem tiver acendendo o fogão de lenha, continua porque tá frio demais da conta, uai. 

É no dia 07 de junho, sabadão, no Sítio Encanto da Serra, que fica na estrada Poços-Campestrinho, a 9 km do Bortolan. Pra chegar é fácil e num tem erro – quem foi na Festa da Família do ano passado, sabe onde fica. E praqueles que não foram, calma lá que a gente vai ajeitar um mapinha com tudo explicadinho. Chique?

Mais chique ainda é o tema, ê laia! É uai, a Festa Junina da Criativa tem disso também. Esse ano, o tema é “Vilarejo”, e os alunos já tão estudando faz um tempinho, inclusive visitando a Fazenda Osório, recanto que preserva bastante dessa cultura aqui em Poços de Caldas. Eles fizeram pesquisa de campo, observando os elementos que fazem parte de um vilarejo tradicional, como as pessoas, os animais, o trabalho, o jeito que elas conversam ou ‘proseiam’, o que tem, o que não tem, enfim, o ‘jeitão’ dos vilarejos que existe aqui no sul de Minas. Vilarejo é a comunidade que mora perto das fazendas, ocês sabe né?

Então, daí que as apresentações dos alunos vão encenar um vilarejo completinho: vão ter as fofoqueiras, as lavadeiras, os pescadores, o cavaleiros, os espatantalhos, as namoradeiras, tudinho, tudinho, relembrando um vilarejo de verdade. Ah, e ao som dos sinos da capela, como não podia ser diferente. Porque é o seguinte, vão ter dois casais, já casados numa festa junina mais antiga, que vão comemorar seus 25 anos de casados (e os da escola, claro!). É aí que desenrola a história nesse vilarejo bonito e muito engraçado. A ideia principal não pode ser outra: é entender, cultivar e falar desse tipo de amontoado de gente, que é diferente da cidade e, é de onde a maioria de nossos antepassados veio, e onde um montão de gente ainda vive.

Pra completá a festa, além do povo bonito, só comida boa. Vai listando aí, óh: broinha de pau a pique, cartuchos de doces, canjiquinha, canjicada, pão de queijo com pernil (aô lugá!), bolo de milho, cachorro quente, pipoca, pé de moleque, quentão e bebidas em geral. Anotou?Então agora é espalhar pros chegados. 

Os alunos já estão por dentro dessa história toda faz bastante tempo, e vendo em sala de aula e fora dela, todos esses costumes dos vilarejos. Faz parte da nossa história, da formação do povo brasileiro, e da nossa Cultura. E nada mais legal do que brincar com uma festa junina assim, para viver na prática o que é um vilarejo do interior.

Então chega mais, que vai começar a Festa Junina da Criativa Idade!

Saiba como chegar à Festa Junina da Criativa Idade (Vilarejo). O local chama-se Sítio Encanto da Serra, e fica próximo na Rodovia Poços - Campestrinho, próximo ao restaurante Birosca: 







Festa Junina da Criativa Idade

Quando? 07 de junho (sábado)
Que horas? a partir das 14h
Onde? Sítio Encanto da Serra
Rodovia Poços-Campestrinho, a 9 km do Bortolan







Artigo: A aprendizagem da matemática sob a abordag...
A arte dos reencontros - sobre reencontrar ex-alun...

Related Posts

 
2003

2003

test
2005

2005

2007

2007

2009

2009

2011

2011

10anos

10anos

Copyright © 2015 | Desenvolvido por Jobadoo Webdesign