3 minutes reading time (651 words)
Destacado 

Projeto "Entrando Pelo Cano" - Criativa Idade

IMG_6365

O projeto "Entrando Pelo Cano" visa conhecer a história da cidade de Poços de Caldas pelo viés das águas, como e porque a cidade se desenvolveu. A atividade disparadora para os estudos do projeto foi um estudo em campo que visava conhecer todo o trajeto realizado pelas águas desde uma nascente até o encontro com outros rios maiores.

Iniciamos nosso trajeto na Represa do Cipó. Em meio à ventania que parecia querer nos levar, em meio à imensidão das águas, vários conhecimentos foram construídos. Discutimos sobre as nascentes, lençóis freáticos, ciclo da água, represas, hidrelétricas... Perguntas brotavam e sinapses aconteciam como em um passe de mágica!

As crianças diziam que parecia que elas andavam e não saíam do lugar, diante da imensidão da represa aos seus olhos.

Seguimos os rios de Poços até a represa Saturnino de Brito. Chegando lá observamos aquela barragem, discutimos a importância desse recurso para a cidade, observamos a coloração da água e em meio às observações das crianças vivenciamos uma chuva de conhecimento.

Em seguida, as crianças assistiram ao vídeo que conta sobre a construção da Represa Saturnino de Brito, observaram a tecnologia daquela época e se surpreenderam com a dificuldade para a realização daquele trabalho, e o quanto foi necessário para conter as enchentes na cidade.

A hora do almoço foi outro momento de aprendizado e vivência. As crianças escolheram o que queriam comer, se serviram, comeram e foram elogiados, pelos funcionários do restaurante, pela educação e independência.

Depois do almoço foi a hora de brincar um pouquinho, pois ainda tínhamos muito estudo ao longo do dia. Em meio aos balanços, gangorras, escorregas, casinha e gira-gira, várias crianças agruparam-se na areia.

Surpreendemo-nos quando vimos que aquelas crianças brincavam de construir uma nascente que seguia todo o processo que havíamos discutido até aquele momento. Ali construíram rios, represas, hidrelétricas, encontro de rios... Muito capricho, dedicação e brincadeira com o conhecimento construído.

Seguimos nosso passeio, conversando sobre os rios que passam pela cidade: de onde vêm, onde se encontram e para onde vão. Conhecemos também seus nomes!

Uma parada no centro da cidade nos proporcionou a apreciação de uma obra de arte realizada pelos integrantes do grupo "A cidade que engole rios". Eles montaram uma escultura com parte do lixo encontrado na Serra de São Domingos e as crianças ficaram impressionadas com a quantidade de pneus, garrafas, latas, entre outros, que as pessoas são capazes de jogar na natureza. Refletimos o quanto somos responsáveis por nosso lixo e o quão mal este pode fazer à natureza e consequentemente aos seres humanos, animais...

Chegou a hora da nossa última visita do dia!

Fomos à represa/hidrelétrica da Cascata das Antas. Como é bom respirar ar fresco! A presença de líquens era intensa e por isso as crianças tinham certeza da pureza daquele ar que respirávamos. Enquanto as águas da cachoeira rolavam pedras abaixo, subíamos rumo às ruínas da antiga sede da Cascata das Antas. Ali, fizemos uma roda, fechamos os olhos e sentimos o poder das águas.

De olhos fechados ouvimos o som das águas da cachoeira, ouvimos o som das folhas das árvores que dançavam ao ritmo do leve vento... Ouvimos as batidas do nosso coração que estava totalmente integrado com a importância das águas para a cidade de Poços de Caldas e para a vida!

Nutrimo-nos de conhecimento que percorreu o nosso corpo!

Texto escrito por: Luana Gabriela e Ana Cláudia, professoras do ciclo 1.

IMG 6363
IMG 6364
IMG 6365
IMG 6366
IMG 6369
IMG 6370
IMG 6372
IMG 6383
IMG 6384
IMG 6385
IMG 6387
IMG 6388
IMG 6389
IMG 6390
IMG 6391
IMG 6392
IMG 6393
IMG 6394
IMG 6403
IMG 6405
IMG 6406
IMG 6407
IMG 6408
IMG 6410

Sarau "Gil de perto" - Criativa Idade
Festival de Culinária Criativa Idade - 30/10/2017
 
2003

2003

test
2005

2005

2007

2007

2009

2009

2011

2011

10anos

10anos

Copyright © 2015 | Desenvolvido por Jobadoo Webdesign